Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

TPM X LIPIDO

 

Vamos combinar que TPM é algo devastador na vida de uma mulher. Mas seria ela, a TPM, a detentora de tantos poderes assim? Ou a mulher, com mil avanços a seu favor, poderia buscar alternativas para "esgrimar" esses dias que a perseguem e a tiram do sério?

Pois é… todos os meses algo acontece. A natureza da mulher integraliza o ciclo menstrual. Seu corpo o recebe mês a mês e já sabe que por aí vem "bomba". A TPM envolve o lado emocional e o físico. Seu corpo modifica - sente-se inchada, gorda, disforme, os seios doloridos, algumas ficam febris, a imunidade cai. Quanto ao humor, nem se fala. Sofre com alterações dos vilões que a atacam. Tem vontade de chorar à toa, ficar sozinha ou falar sem parar. Até raciocinar fica difícil.
‘Mas, na verdade, sofrer de TPM para eles é como ter uma doença contagiosa. Por isso, saem correndo.
O que acontece? Alterações hormonais? Impulsos nervosos do cérebro ficam enlouquecidos? Culpa das características genéticas? Ufa! Quantas perguntas. E as respostas são: todas as alternativas acima levariam qualquer um a gabaritar uma prova sobre o tema TPM. Além disso, gera depressão, ansiedade excessiva, irritabilidade, impaciência, baixa concentração, dores no corpo, náuseas, dores de cabeça, cólicas e, enfim, uma tempestade de explosivas sensações.

Bem, tormentas à parte, a pior delas é a baixa da libido. Imagine uma mulher com tudo isso ou quase tudo, porque TPM não tem piedade mesmo, sentir vontade de fazer sexo? Só de auto-estima ela está na estaca zero…o que dirá de excitação e prazer? Se acha feia, nenhuma roupa cabe, o cabelo está sem brilho, gasta milhões no celular para liberar sua "dor". Mesmo com a conta enorme, nada a faz aprender, ou melhor, segurar seus impulsos contra o próprio bolso. Nesses dias, as brigas são constantes, porque a implicância logo dá o ar da graça. E, como os homens são solidários a esses comportamentos, também ficam uns chatos.

Pronto! É luta insana na certa, ninguém se entende. Eles costumam se afastar de suas mulheres quando percebem que "aqueles dias" chegam. Quando mais precisam deles. Mas, na verdade, sofrer de TPM para eles é como ter uma doença contagiosa. Por isso, saem correndo. Mas elas precisam de carinho SIM. E por que eles somem? A coisa fica preta quando querem dar uma de magos e procuram para fazer sexo, achando que tudo ficará numa boa. Aí, a mulher pula alto mesmo - "Você não está percebendo que estou mal?" Pior quando chora e faz a mala para ir embora e ele fica nu de mão no bolso, sentado na cama com aquela cara de pau. No bom sentido, é claro.
Quem consegue achar que "o amor é lindo" nesses dias? Será que é tão difícil para os parceiros se interessarem mais por esse assunto? TPM é coisa séria. Faz sofrer. Mas nem tudo é culpa da coitadinha. Tem gente por aí usando dessa desculpa para sabotar suas emoções. E sabe como é, ? Mentira tem perna curta e não vai conseguir enganar por muito tempo. Portanto, tenta explicar com carinho ao seu gato que no calendário existem dias antes da TPM e outros depois. Que entre esses há um espaço pequeno, por incrível que pareça, quando você será capaz de fazer maravilhas na cama. Mas, quando estiver se sentindo triste, que não faça piadas com a tal síndrome, porque o caldo vai esquentar. Qualquer dia vou escrever sobre "aqueles dias deles" e aí a gente vai morrer de rir… Enquanto isso, se prepare para os próximos dias de bandeira vermelha e enfrente a situação.

Faça exercícios físicos, procure as amigas e dance… 30 gramas de chocolate por dia também não faz mal e ameniza a ansiedade. Mas só naquela fase, ? Correr na praia faz bem porque tem cada cara lindo passando ao seu lado e, quem sabe, desperta um pouco a libido e volta correndo com vontade de se entregar a ele? Aproveite, porque senão passa rápido. Volte pra casa, jogue ele na cama e nem o deixe respirar… Assim, como fazem quando querem dar uma rapidinha. Entende? Garanto que ele vai ficar sem entender nada, porque, afinal, você está naqueles dias, como pode fazer isso? E ainda sai de supermulher - ponto positivo! Isso libera endorfina que é uma delícia e a TPM fica fragilizada… pianinho. Ah! Drenagem linfática é tiro e queda para desinchar e sentir-se melhor. Ficar quietinha então em seu quarto, nem se fala… Vai evitar um monte de discussão. Mas logo logo vai passar a vontade de mandar tudo para o inferno, combinado? Afinal, fazer o que se somos mulheres? Relaxa!
‘Saia para fazer exercícios ao ar livre quando se sentir muito triste nessa fase. O fato de ver gente diferente vai fazer tirar o foco da situação

Dicas :

- Procure seu ginecologista para mais orientações sobre a TPM. Viver amedrontada por ela só pioram as coisas.
- Beba bastante líquido nessa fase. Ajuda a desinchar bastante.
- Diminua o sal e comidas com molhos condimentados. Vai reter mais líquido.
- Vista roupas largas e leves porque não vai sentir-se mais gorda e também ficará mais confortável.
- Quando ele fizer uma piada sobre TPM, não fique zangada. Entre na brincadeira e ponha mais pimenta no tempero. Ele vai ficar sem graça porque sempre esperam tirar o rebolado das mulheres com as famosas gracinhas.
- Saia para fazer exercícios ao ar livre quando se sentir muito triste nessa fase. O fato de ver gente diferente vai fazer tirar o foco da situação.
- Peça massagem. Quem sabe os dois não se animam e a libido sobe?
- Se nada adiantar, nessa época fique quietinha e espere passar. Mas, se apertar a crise, procure um médico. E quem sabe um psicoterapeuta? Controlando melhor as emoções, os sintomas ficam mais leves. Palavra de especialista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário