Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2011

Medidas para prevenir doenças da mama

 Você observa os seios na frente do espelho todos os meses ?
Com que frequência faz acompanhamento profissional ?

Hábitos e sinais de alerta para cuidar da sua saúde das mamas:


Em casa

A Prevenção do câncer de mama é baseado no diagnóstico precoce, que permite efetuar um tratamento adequado no estágio inicial da doneça. Os dois aliados são o auto-exame das mamas e o acompanhamento ginecológico regular. O auto-exame depende de você e o ideal é realizá-lo uma vez por mês, entre uma semana e dez dias após a mentruação, que é quando as mamas ficam menos sensíveis. Mas, se você não menstrua porque está amamentando ou porque já passou pela menopausa, os médicos recomendam repetir o exame no mesmo dia de cada mês. Examinar-se é muito simples:
De pé em frente ao espelho observe se há alguma alteração no contorno das mamas (primeiro com os braços abaixados e depois com eles levantados). Depois, deitada na cama, coloque uma almofada de baixo de um dos ombros e apalpe o seio com a mão oposta, para detectar nódulos. E assim repetindo o processo.



No consultório


Durante toda a vida da mulher, a medicina recomenda acompanhamento médico regular, além da mamografia, que é o exame específico das glândulas mamárias, esse exame deve ser realizado de três em três anos depois dos 40. Por quê a mamografia é tão importante ?
Porque está totalmente comprovado que é a melhor ferramenta para diagnóstico precoce, e diminui entre 25 e 30 por cento a mortalidade por câncer de mama, pois permite enxergar tumores até dois anos antes de eles poderem ser apalpados, mesmo por um profissional bem treinado.



A história de Marie - Sinais


Lembro que estava sentada na sala de espera do memorial sioan - Kettering Cancer Center, em Nova York.
O câncer de mama te ensina a deixar as bobagens de lado, tudo parece bobo se comparando á doença, vamos morrer um dia, e, quando chegar o momento, precisaremos saber que passamos nossa vida fazendo algo mais importante. Meu diagnóstico foi quase um acidente, eu era uma dessas mulheres tontas que não iam ao ginecologista nem faziam mamografia, minha avó teve câncer de mama aos 80 anos, e eu só tinha 47. Não sabia que o câncer de cólon da minha mãe me colocava em um risco ainda maior,pois nós possuímos alguns genes em comum.
O único motivo de eu ir ao ginecologista, depois de sete anos, foi a perda do meu emprego. Queria fazer todos os exames médicos necessários antes que expirasse meu seguro de saúde. Adoro a Ironia de dizer para todo mundo que o fato de eu ter sido despedida salvou minha vida. O ginecologista notou um nódulo muito grande, de aproximadamente 6cm, no meu seio direito. Quero que as mulheres prestem atenção nisso: Não tinha o aspecto que sempre imaginei que um nódulo teria, redondo e duro. Era apenas uma área definida da pele que parecia um pouco mais dura que a zona em volta.
Dizem que devemos examinar nosso seios, procurando nódulos. O problema aparece quando um " nódulo " significa uma coisa para os especialistas e outra para nós. Talvez nós todas devêssemos praticar com um manequim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário